Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)

Nº SNIIC: AG-11021

A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) faz parte do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), unidade subordinada à Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC).

Site: http://snbp.culturadigital.br/

E-mail: [email protected]

Telefone Público: (61) 2024-2630

Endereço: SCS Quadra 09, Lote C - Edifício Parque Cidade Corporate, S/N, Torre B - 10º andar, Asa Sul, 70308-200, Brasília, DF

CEP: 70308-200

Logradouro: SCS Quadra 09, Lote C - Edifício Parque Cidade Corporate

Número: S/N

Complemento: Torre B - 10º andar

Bairro: Asa Sul

Município: Brasília

Estado: DF

Descrição

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi instituído por meio do Decreto Presidencial nº. 520/1992 como uma estrutura subordinada, diretamente, à Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – visando proporcionar à população bibliotecas públicas racionalmente estruturadas, de modo a favorecer a formação do hábito de leitura e estimular a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sócio-cultural do País. Em 2014, por meio do Decreto nº. 8.297/2014, o SNBP foi transferido, juntamente com a então Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) para a estrutura do MinC, sendo incorporado, a partir desse momento, à sua Secretaria Executiva. Em agosto de 2016, por meio do Decreto nº. 8.837/2016, a Diretoria foi convertida em Departamento, passando a compor a estrutura da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

Entre os principais objetivos do SNBP, elencados em seu Decreto de criação, destacam-se:
- Incentivo à implantação de serviços bibliotecários em todo o país;
- Melhora do funcionamento da rede de bibliotecas;
- Desenvolvimento de atividades de treinamento e qualificação dos profissionais que atuam em bibliotecas;
- Incentivo à criação de bibliotecas nos municípios desprovidos de bibliotecas públicas;
- Apoio à criação e atualização de acervos, mediante o repasse de recursos financeiros aos sistemas estaduais e municipais;
- Atualização do cadastro de todas as bibliotecas brasileiras;
- Assessoria técnica às bibliotecas e aos coordenadores dos sistemas estaduais e municipais;
- Celebração de convênios com entidades culturais, visando à promoção de livros e de bibliotecas.

Desde sua criação, a Coordenação-Geral do SNBP atua de maneira articulada com as 27 Coordenações dos Sistemas de Bibliotecas dos Estados e do Distrito Federal (SEBs), com o objetivo de fortalecer as ações locais e estimular o trabalho colaborativo das redes de bibliotecas. Suas ações são implementadas de acordo com as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), estando sua atuação diretamente envolvida com o alcance das Metas 32 e 34 – que estabelecem, respectivamente: 100% dos municípios brasileiros com, ao menos, uma biblioteca pública e 50% de bibliotecas públicas e museus modernizados. O SNBP participou, ainda, da construção do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), integrando o Eixo 1 – democratização do acesso ao livro.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem