ESTÁTUA VISCONDE DE CAYRU

Nº SNIIC: ES-11731


Área de Atuação

Patrimônio Material

Monumento que tem como destaque, no topo estátua de bronze representando o Visconde de Cayru, em posição sentada. O pedestal é composto de blocos remontáveis de pedra calcárea, com alargamento na base terminada em degraus.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

Endereço: Praça Cayru, s/n, Em frente ao Elevador Lacerda, Comércio, 40015-170, Salvador, BA

CEP: 40015-170

Logradouro: Praça Cayru

Número: s/n

Complemento: Em frente ao Elevador Lacerda

Bairro: Comércio

Município: Salvador

Estado: BA

Descrição

Identificação
Espécie: Estátua
Título: Visconde de Cayru
Autor: Pasquale De Chirico
Época: 2 de julho de 1923
Origem: Bahia - Brasil
Propriedade: Prefeitura Municipal de Salvador

Localização
Endereço: Praça Cayru - Comércio
Localização: Em frente ao Elevador Lacerda

Dados Técnicos
Material: Bronze e Pedra Calcárea
Técnica: Fundição e Pedra Lavrada
Dimensões: Altura = 7,50m, Base (4,35 x 4,35)m

Informações
Monumento que tem como destaque, no topo estátua de bronze representando o Visconde de Cayru, em posição sentada. O pedestal é composto de blocos remontáveis de pedra calcárea, com alargamento na base terminada em degraus. Em prolongamento ao pedestal dois blocos simétricos de pedra calcárea, dispostas lateralmente, os quais suportam alegorias em bronze. Na parte frontal estátua simbolizando a Vitória. Na parte posterior encontra-se afixada placa comemorativa no mesmo local. Restaurado e instalado gradil de proteção em 2003.
Economista, parlamentar, orador e político, o Visconde de Cairu (1756-1835) nasceu em Salvador, formando-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1779.
Destacou-se por seu notável saber. Escreveu obras científicas, literárias e políticas.
Escreveu o celebre tratado de Direito Mercantil, publicado em 1801, em virtude disso,foi considerado o fundador desse direito em Portugal.
Em 1804 escreveu Princípios de Economia Política. Escreveu e colaborou em vários periódicos, no sentido de orientar a favor da causa da independência nacional. Fundou o jornal O Conciliador do Reino Unido, editado em 1820.
Amigo pessoal de D. Pedro I, foi deputado às Cortes Constituintes e com ele tomou parte ativa no movimento político que levou à independência do Brasil e a fundação do Primeiro Reinado. Foi agraciado no governo de D. Pedro I, com o título de Visconde de Cairu e eleito senador do novo império.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem