Francisco da Silva CYríaco, mais conhecido entre os praticantes mais interessados na arte-luta capoeira é natural de Campos, no estado do Rio de Janeiro.

Sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – entre grande parte dos cariocas de hoje, ele não passa de um anônimo mas construiu seu nome na história da capoeira.

Esfera: Privada

Tipo de Esfera: Associação

Títulos e Certificados: ONG

CNPJ: 31840523-0001-70

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 60

Horário de funcionamento: Funcionamos: Segunda a Sexta-feira das 09 às18h Sábados das 09 às 14h

Site: https://www.kilombarte.org.br/biblioteca

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (21) 96934-0430

Endereço: Rua Júpiter, 84 , Vila Olímpia, 25940-178, Guapimirim, RJ

CEP: 25940-178

Logradouro: Rua Júpiter

Número: 84

Complemento:

Bairro: Vila Olímpia

Município: Guapimirim

Estado: RJ

Descrição

Tal como bibliotecas comunitárias em geral, a Biblioteca Francisco da Silva Cyríaco foi criada e é mantida, até o presente sem participação do poder público, por iniciativa de professores da rede pública da educação básica e superior e mestres(as) de capoeira vinculados às comunidades dos bairros do 2º Distrito do Município de Guapimirim, cortados pela Br 493 - Niterói Manilha. O acervo multidisciplinar, com mais de 12.000 itens, sobretudo livros, é inédito na região. É efetiva a nossa contribuição para ampliar a difusão e o acesso da comunidade à informação, no intuito de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão informacional.

Neste sentido, para integração das comunidades, divulgamos junto às famílias e escolas os trabalhos artísticos culturais produzidos nas Oficinas Pedagógicas NA GINGA DA LEITURA, bem como informações sobre os bens e serviços culturais oferecidos gratuitamente e colocados à disposição das comunidades.

O QUE FAZEMOS
No espaço físico da Biblioteca, realizamos rodas de conversa com alunos e alunas e profissionais de educação das unidades escolares dos bairros onde atuamos.

Apresentamos as instalações físicas da biblioteca, seu acervo e os meios empregados para a sua gestão e o processo de fabricação dos instrumentos musicais utilizados na Capoeira.

Realizamos, ainda, Rodas de Capoeira com crianças, adolescentes, jovens e adultos com a seguinte dinâmica:

– estímulo à curiosidade por meio do manuseio de instrumentos musicais, com explanação sobre a história da criação e sua utilização;

– identificação progressiva dos movimentos corpóreos da capoeira, com a entoação de cantigas;

– apresentação de livros de literatura infanto-juvenil ligados as temáticas propostas, com o desenvolvimento da “leitura cantada” e contação de histórias sobre a capoeira, o bairro e a região, com a participação de moradores mais antigos.

Nosso Patrono:
Francisco da Silva Cyríaco, é natural de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

Sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – venceu no Pavilhão Avenida, região hoje do Porto Maravilha, o lutador de Jiu-jitsu Sada Miako, em uma histórica luta.

Critérios de uso do espaço

A utilização da biblioteca é gratuita e o empréstimo de livros de nosso acervo são feitos para a comunidade que poderá ficar com cada livro num período máximo de 10 dias, podendo ser renovado para mais 10 dias, caso não haja procura por àquele título.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Mestre Paulão Kikongo

Mestre de Capoeira; Doutorando em Memorial Social pelo PPGMS/UNIRIO; Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS/IM/UFRRJ.

É Pesquisador do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (FAPERJ/UNIRIO); Especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pelo NDH/UFG e Presidente da Associação de Capoeira Kilombarte.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem