Praça Duque de Caxias

Monumento em Homenagem ao Tenente Sylvio Fleming


Área de Atuação

Patrimônio Material

Monumento em homenagem ao Tenente Sylvio Fleming, ituano falecido durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Endereço:

CEP: 13300-103

Logradouro: Praça Duque de Caxias

Número:

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Itu

Estado: SP

Descrição

O Tenente Sylvio de Lemos Fleming morreu em batalha durante a revolução constitucionalista, recebendo a patente de Capitão após sua morte. Nascido em 1905 no Rio de Janeiro, Sylvio tinha apenas 27 anos quando, no comando de uma subdivisão do 4º Regimento de Artilharia Montada Marechal Deodoro, foi enviado a sua última missão na cidade de Silveiras.

Ele recebeu ordens para impedir o avanço das tropas inimigas por um túnel ferroviário e durante a expedição, se distanciou de seus homens para analisar o terreno e calcular a distância para que sua artilharia não atingisse a infantaria aliada. Durante essa análise, o tenente foi emboscado e baleado nas costas, situação que foi presenciada por seu primo Paulo. Segundo Paulo, Sylvio tinha uma personalidade forte, marcada sobretudo por sua bondade. Capitão Fleming faleceu em 22 de agosto de 1932.

Antes e depois de sua morte, foi um exemplo para as forças armadas paulistas por sua dedicação à causa Constitucionalista. Em 1959, seus restos mortais foram transferidos para o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque do Ibirapuera, onde estão enterrados mais de 600 ex-constitucionalistas.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria de Cultura de Itu/SP

A Secretaria de Cultura é o órgão gestor do Sistema Municipal de Cultura da Estância Turística de Itu.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem