Museu Histórico da Cidade (Rio de Janeiro)

Nº SNIIC: SP-202329


Área de Atuação

Museu

O Museu Histórico da Cidade foi criado em 1934 pelo Decreto nº 4.989, na administração do prefeito Pedro Ernesto (1931-1936).

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

CNPJ: 42.498.733/0001-48

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 16h. Última entrada 15h30.

Site: http://museudacidadedorio.com.br/

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (21) 3443-6341

Endereço: Estrada de Santa Marinha, s/n , Gávea, 22451240, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22451240

Logradouro: Estrada de Santa Marinha

Número: s/n

Complemento:

Bairro: Gávea

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

O Museu Histórico da Cidade foi criado em 1934 pelo Decreto nº 4.989, na administração do prefeito Pedro Ernesto (1931-1936). Sua primeira sede foi o Palácio da Prefeitura, na Praça da República. Em 1941, foi transferido para o Parque da Cidade, mas, dois anos depois, mudou-se novamente, desta vez para uma escola na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, pois o solar do Parque da Cidade precisava passar por obras. O Museu só retornou ao palacete em 1948, na administração do prefeito Ângelo Mendes de Moraes (1947-1951). Por meio de um convênio com o Governo do Estado, em 1994 a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro passou a administrar o Museu. Um ano depois, iniciaram-se obras de restauração, que incluíram recuperação do telhado, das estruturas metálicas das varandas e do piso. Construiu-se um anexo com elevador e restaurou-se parte das pinturas decorativas originais. O prédio onde está instalado é um palacete construído no século XIX. Está localizado dentro do Parque Natural Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. O MHC realiza exposições, pesquisas e uma ativa programação educativa e cultural. É constituído de um conjunto arquitetônico: Palacete do século XIX (sede), Casarão de exposições temporárias, Capela de São João Batista do início do século XX e um prédio administrativo. Atualmente, o Museu possui um acervo de aproximadamente 24 mil peças, entre as quais estão as coleções: Fotográfica com 6.500 imagens, destaque para Marc Ferrez e Augusto Malta. Aquarelas: de Thomas Ender e Adalberto da Prússia, retratando o Rio de Janeiro do início do século XIX. Gravuras e litogravuras: imagens da cidade nos períodos colonial e imperial, com ênfase para as de autoria de Maria Graham, Eugène Cicéri, Friedrich Hagedorn, Debret e Rugendas, Estandartes do século XIX e a Coleção Guilherme Guinle. O MHC tem como proposta preservar e conservar a memória carioca através do seu acervo e ser um ponto importante de referência e discussão das transformações, culturais, sociais, econômicas e materiais da cidade do Rio de janeiro ao longo de sua história.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

CNM - Cadastro Nacional de Museus

O Cadastro Nacional de Museus já completou dez anos em operação e se constitui como uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país. Objetiva produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. Nesse período, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem