Museu de Arte Moderna de Resende

Nº SNIIC: SP-203533


Área de Atuação

Museu

O Museu de Arte Moderna de Resende foi criado em 1950 e é o primeiro Museu de Arte Moderna do interior e o quarto do país.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: segunda-feira - administração de 10h às 18h terça à sexta-feira de 10h às 19h sábados de 14h às 18h

Site: http://www.resende.rj.gov.br

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (24) 3360-6155

Endereço: Rua Doutor Cunha Ferreira, 104 , Centro, 27511230, Resende, RJ

CEP: 27511230

Logradouro: Rua Doutor Cunha Ferreira

Número: 104

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Resende

Estado: RJ

Descrição

Museu de Arte Moderna de Resende, criado em 1950, é uma instituição vinculada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, órgão da Prefeitura de Resende, encarregado da promoção, incentivo e valorização da cultura. É o primeiro MAM do interior e o quarto do país. Com obras de vanguarda do modernismo nas artes plásticas no Brasil dos anos 50, como Tarsila, Guignard, Segall, Ceschiatti e outros, é um espaço cultural de pequena comunidade, uma instituição pública aberta permanentemente à população, que coleta, analisa, preserva, expõe e estuda o acervo de interesse para a coletividade a que serve e cujas funções são estritamente educativa, cultural e turística. O Museu se coloca hoje como uma instituição comprometida com o mundo contemporâneo, cujo grande desafio é construir o futuro sem esquecer o seu passado, abrindo seu espaço para novas idéias e tecnologias, além de atualizar-se em relação aos novos modelos teóricos de interpretação do fenômeno artístico. Ocupa a casa construída para ser o ponto comercial da antiga Companhia Telefônica, inaugurada pelo prefeito Joaquim de Azevedo Carneiro Maia, no dia 25 de janeiro de 1947. A importância histórica desta casa que hoje é o MAM, erguida no espaço em que, no século XIX morava um fazendeiro de café, responsável em acomodar os primeiros jovens resendenses, voluntários da Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Eles seguiram viagem pela navegação fluvial do Rio Paraíba, até Barra do Piraí, onde embarcaram de trem até o Rio de Janeiro, quartel general dos voluntários. Por este fato, essa rua passou a se chamar “Voluntários” e depois Dr. Cunha Ferreira.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem