O Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque, surgiu em 17 de maio de 2013 a partir das atividades desenvolvidas no Projeto Afrobatuque - Tambores da Resistência, iniciado em 02 de setembro de 2011 pelo Instituto Cultural Raízes em Floresta/PE.
O Maracatu Afrobatuque se consolidou como o maior grupo de Cultura Popular de Floresta e região.

Site: https://maracatuafrobatuque.blogspot.com/

E-mail: [email protected]

Telefone Público: (87) 99927-9125

Endereço: Rua Manoel Ferraz, S/N, sala 1, Dner, 56400-000, Floresta, PE

CEP: 56400-000

Logradouro: Rua Manoel Ferraz

Número: S/N

Complemento: sala 1

Bairro: Dner

Município: Floresta

Estado: PE

Descrição

Breve Histórico

O Grupo Afro Cultural “Maracatu Afrobatuque - Raízes de Luanda” tem uma caminhada registrada desde 02 de setembro de 2011, quando teve início em Floresta/PE às primeiras oficinas de Maracatu de Baque Virado, realizadas pelo Instituto Cultural Raízes.

É formado por uma média de 60 integrantes em sua maioria com faixa etária de 13 a 29 anos, sendo em grande parte remanescentes quilombolas e indígenas do município de Floresta e residentes nas periferias da cidade e em especial, nos Bairros do Escondidinho/Vulcão e DNER/São Francisco.

O Grupo se estrutura em apresentação de palco e apresentação de chão, incluindo cortejo cultural e, tem um repertório que reverencia a tradição presente no Maracatu de Baque Virado (Maracatu Nação), com Loas/Toadas que retratam os elementos históricos da coroação dos Reis e Rainhas do Congo.

O Grupo busca a valorização e preservação da cultura afro-brasileira e popular, ao mesmo tempo que vivencia essa que é uma das principais manifestações da cultura afrobrasileira, genuinamente pernambucana e nordestina e, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Influências

As influências culturais/musicais do Maracatu Afrobatuque, vão desde as nações tradicionais de Maracatu e de forma muito especial a Nação do Maracatu Porto Rico, passando pela produção cultural de Naná Vasconcelos, Luiz Gonzaga e Lenine


Sambando Maracatu

O Maracatu Afrobatuque, tem também desenvolvido inovações no que diz respeito a juntar a batida histórica do Maracatu com as manifestações de terreiro da região, fundamentada no Culto à Jurema Sagrada e, que tem sido denominado de Samba de Maracatu.


Cortejo Cultural

Uma das características das apresentações do Maracatu Afrobatuque é o Cortejo Cultural, na qual incluimos em média 40 batuqueiros(as) e mais 10 pessoas simbolizando a Corte do Maracatu, com Dama do Passo, Rei, Rainha e vários outros componentes.


Apresentação de Palco

Também realizamos apresentações de Palco ou espaço similar, reunindo ritmo, cores e danças, representando a expressão forte e marcante desta tradição cultural.


Oficinas Culturais

Realizamos oficinas culturais, que inclui elementos didáticos, conteúdo histórico, e a prática percussiva e de danças.

PÚBLICO DAS OFICINAS:
- Comunidades Quilombolas
- Comunidades Indígenas
- Instituições não-governamentais
- Grupos e/ou Coletivos Culturais
- Escolas do Ensino Fundamental
- Escolas do Ensino Médio
- Beneficiários de Programas Sociais

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

LIBÂNIO FRANCISCO DA PAIXÃO NETO

Sou Mestre de Cultura Popular, Ativista Social e Cultural, Pesquisador, Escritor, Comunicador Social, Arte Educador, Educador Popular,Vivenciador e Produtor Cultural na área da Cultura Popular, em especial das Tradições Afrobrasileiras e Indígenas.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem