Somos uma editora, agência e núcleo criativo com foco em transmidiation - atuamos como canal entre a produção nacional de graphic novels e a indústria do entretenimento: desde a configuração legal e financeira dos projetos até sua produção e adaptação para o mercado audiovisual, editorial e de games.

Site: http://www.universoguara.com.br

E-mail: [email protected]

Telefone Público: (21) 3613-2600

Endereço: Avenida das Américas, até 1600 - lado par, 500, 16B, 301, Barra da Tijuca, 22640-100, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22640-100

Logradouro: Avenida das Américas, até 1600 - lado par

Número: 500

Complemento: 16B, 301

Bairro: Barra da Tijuca

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

A Guará Entretenimento nasceu do encontro entre o quadrinista Luciano Cunha com o roteirista Gabriel Wainer em parceria com a Downtown Filmes, no desejo de fomentar para o mercado do cinema brasileiro obras de ação e aventura baseadas em quadrinhos nacionais de super-heróis e fantasia, com potencial para exploração de marcas, franquias e transmidiação.
Luciano Cunha é autor, roteirista e quadrinista. Sua criação, o quadrinho O Doutrinador , já foi chamado de “cavaleiro das trevas versão tupiniquim” e a cada página publicada on-line mais uma enxurrada de novos fãs aparecem em sua página no Facebook que já possui 53 mil seguidores e mais de 9 milhões de visualizações - um fenômeno para o quadrinho independente. A potência do seu personagem fez com que Luciano passasse a ser considerado por muitos o Stan Lee brasileiro e, segundo o site mais importante de cultura nerd do Brasil, o Omelete, um marco da cultura geek nacional. Sua obra impressa vai para quarta edição e o personagem já rendeu três produtos audiovisuais com lançamento para 2018 : uma série para TV em live-action que será exibida no canal Space ; um longa-metragem em live-action produzido pela Paris Filmes e distribuído pela Downtown Filmes ; e, além disso, uma série de animação em 10 episódios que será produzida pela Hype e exibida pelo Space. Todas as criações de audiovisual da obra, Luciano Cunha assina como criador e roteirista junto com Gabriel Wainer.
Gabriel Wainer adquiriu boa parte de sua experiência de roteirista como script doctor e analista de projetos da Downtown Filmes, com mais de 300 projetos analisados. Deixou de lado sua carreira de ator, onde participou de cinco telenovelas na TV Globo, para se formar em Filosofia pela PUC-Rio, com o intuito de se especializar em roteiros para cinema, tv e quadrinhos. O primeiro filme que assina como roteirista, Rio-Mumbai, foi exibido no Festival de Cinema Brasileiro em Paris em 2017. Assina com Luciano Cunha a criação e o roteiro das versões para o cinema, televisão e animação do personagem O Doutrinador e é com ele editor chefe e produtor da Guará.
A Downtown Filmes é nossa maior parceira dessa empreitada e com isso nos colocamos em um lugar ainda mais privilegiado para alcançarmos nossas metas. Entregando filmes de qualidade e êxito comercial sem precedentes, é a primeira distribuidora brasileira dedicada exclusivamente ao cinema nacional. Desde sua fundação em 2006 já vendeu mais de 80 milhões de ingressos, correspondendo a 40% da venda de todos os ingressos do cinema brasileiro. Desde 2011 é a distribuidora número 1 em filmes nacionais e desde 2013 é responsável pela venda de 50% dos ingressos de filmes brasileiros. Mais importante de tudo, a Downtown tem o compromisso com a qualidade global dos projetos que desenvolve.
# quem somos

Muita gente não sabe, mas os maiores super-heróis dos quadrinhos e do cinema são desenhados por nós, brasileiros. Cerca de 50 artistas nacionais trabalham hoje para o mercado norte-americano de comics, onde conquistaram o respeito e admiração de leitores do mundo inteiro. Porém, por que não encontramos suas próprias estórias nas bancas de jornal e não vemos a adaptação dessas para o cinema e a TV? O mercado brasileiro de quadrinhos nunca esteve tão rico e efervescente, mas, com exceção de Maurício de Souza e sua Turma da Mônica, há décadas percorremos um cenário de altos e baixos, sem a solidez pretendida por todos os atores do setor, sejam eles editores, artistas, leitores ou produtores de audiovisual.
A Guará quer parar essa gangorra. Como agência, editora e produtora, tem como missão ser o canal entre graphic novels brasileiras e a geração de produtos para a indústria do entretenimento, principalmente no ensejo de conteúdos audiovisuais. Nosso trabalho é produzir histórias em quadrinhos nacionais com potencial adaptável para transmidiation , atuando na edição e criação dos quadrinhos, no desenvolvimento de roteiros para audiovisual, na produção de filmes e séries e TV em animação e live-action, na configuração legal e financeira de todo o projeto e na prospecção e relação com os players do mercado. O objetivo é ser a maior agência de conteúdo pop do Brasil.
Atualmente está produzindo as versões em quadrinhos das obras "Penélope" e "Desviantes", assim como a última parte da trilogia do "Doutrinador", todas com lançamento em dezembro de 2017; em Janeiro de 2018 lançaremos "Santo". Além disso, os roteiros para longa-metragem de "Dislike" e "Sangue Quente" estão em desenvolvimento e "Dislike" será a primeira produção audiovisual da casa, rodando em meados de 2018. Portanto, com o Universo Guará pretendemos abrir espaço para que cheguem às nossas salas de cinema obras onde atualmente são representadas apenas por filmes estrangeiros.
Com esse feito, temos a felicidade de inaugurar um fato promissor: Doutrinador será a primeira franquia de um super-herói de ação nacional depois da Retomada. Isso demonstra a vanguarda que o personagem traz para a cultura pop brasileira e a força que filmes assumidamente de gênero podem trazer em benefício à indústria do audiovisual. Por isso, nossa empresa faz questão de ter uma coesão madura entre os projetos, a quantidade e regularidade da oferta, procurando ainda estimular o desenvolvimento da tecnologia e da dramaturgia específicas para esse tipo de obra. Nós buscamos o alinhamento cultural das demandas do público contemporâneo, articulado com a relevância comercial no mercado do audiovisual. Nossa maior meta depois da qualidade dos nossos trabalhos é a identificação com o público.
# quadrinhos e hollywood
Desde 1999, quando foi lançado o primeiro filme Blade – O Caçador de Vampiros pela 20th Century Fox , as graphic novels são a nova mina de ouro dos estúdios americanos. Avaliados como a nova “solução para a crise criativa de Hollywood”, as adaptações de quadrinhos para o cinema são atualmente o mais poderoso canal para a indústria continuar a bater recordes de arrecadação e bilheteria em todo o planeta.
Os números são mesmo estratosféricos: somente o primeiro longa de Os Vingadores arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria. O segundo filme da série, A Era de Ultron, fez US$200 milhões apenas no primeiro final de semana em exibição. Não é preciso listar valores para exemplificar a importância dos quadrinhos na produção de blockbusters atuais. "É uma fase" e "o público vai enjoar" foram algumas das sentenças que os mais apressados usaram para decretar a falência do
# nosso desafio

gênero “Gibis no cinema”. O mantra se repete a cada ano. E a cada ano os heróis dos gibis, com suas fantasias coloridas e suas aventuras espetaculares, continuam ignorando metas.
Naturalmente embalado pelo milionário êxito dos longas metragens, um movimento de produtoras de TV a cabo iniciou mais um caso de sucesso na novíssima indústria do entretenimento: as séries baseadas em graphic novels. Atualmente, uma verdadeira enxurrada de material está sendo colocada no ar, dificultando a vida até mesmo do fã mais fervoroso. Corporações poderosíssimas como Fox, Warner, Netflix e outros investem cada vez mais recursos e criatividade em seriados, arregimentando mais leitores para o conteúdo original, ou seja, os quadrinhos.
O mais interessante disso tudo, é que no ano passado o Brasil se tornou sede do maior evento geek do planeta, a Comic Con Experience, a CCXP, e os filmes mais assistidos do último ano foram dessa temática. Então, resta-nos a pergunta: se gostamos desses filmes, se vamos a esse eventos, por que não fazemos os nossos, por que não ousar ?
Todas as nossas obras são trabalhadas no intuito de trasmidiação , isto é, para virarem graphic novels e games, com sequências planejadas de temporadas ou filmes e o licenciamento dos personagens para diversos setores do mercado, como os de moda e o alimentício - característica marcante de projetos geek. Visamos a exploração das marcas potenciais desses personagens (assim como são Batman, Homem Aranha e Star Wars por exemplo) afim de aumentar seu valor de mercado. Por serem obras que que necessitam de apuro técnico e tecnológico em sua essência, nossa meta é também estimular a profissionalização da mão de obra brasileira e consequentemente aquecer a economia ao gerar inúmeros empregos diretos e indiretos. Além do objetivo artístico de ampliar a experiência do público na tela grande em filmes brasileiros, o incentivo a obras audiovisuais de ação e fantasia é fundamental para a afirmação do Brasil em produção de conteúdo com potencial de franquias, fidelização da audiência e aquecimento da economia do país.
# conclusão
O Universo Guará chega ao cenário de adaptação de quadrinhos brasileiros sem medo de competir. Como foi provado pela indústria de cinema americana que os quadrinhos são a nova mina de ouro de Hollywood, a maximização do talento interno só tem a contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos filmes, o desenvolvimento técnico de que essas histórias necessitam e na potencialização da economia do entretenimento nacional como um todo. Na verdade, a Guará Entretenimento existe pelo simples fato de que acreditamos demais no talento nacional.

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