O Instituto para o Desenvolvimento da Cultura e da Arte é uma instituição não governamental, de caráter associativo e sem fins lucrativos, que atua de forma permanente na vivência, valorização e preservação das tradições culturais afrobrasileiras e indígenas, especialmente no Sertão de Pernambuco.

Site: http://www.institutoculturalraizes.org.br/

E-mail: [email protected]

Telefone Público: (87) 99927-9125

Endereço: RUA MANOEL FERRAZ, S/N, CASA 01, DNER / SÃO FRANCISCO, 56400-000, FLORESTA, PE

CEP: 56400-000

Logradouro: RUA MANOEL FERRAZ

Número: S/N

Complemento: CASA 01

Bairro: DNER / SÃO FRANCISCO

Município: FLORESTA

Estado: PE

Descrição

O Instituto Para o Desenvolvimento da Cultura e da Arte, também denominado de Instituto Cultural Raízes foi fundado em 16 de fevereiro de 2001, em Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, sob a forma de um Núcleo de Assessoria Técnica, fruto de uma iniciativa de várias pessoas que atuavam junto a diversas experiências da sociedade civil organizada, nas áreas de Juventude, Cultura, Assentamentos da Reforma Agrária, Associativismo, Cidadania e Direitos Humanos.

Além de atuar na reconstrução da identidade histórica das comunidades atendidas, dentro do processo de resistência social e humana, dedicou-se atenção especial às raízes culturais.

A partir de meados de 2006 e nos anos de 2007 e 2008, os trabalhos se tornam mais intensos em outras regiões do Estado e, principalmente no Sertão, cujas ações foram voltadas para a construção de políticas públicas e experiências concretas de organização da juventude e das ações de cultura, nas micro regiões dos sertões Central, Araripe e Itaparica.

Em agosto de 2009, iniciou-se um trabalho no município de Floresta, na micro-região do Sertão de Itaparica e, já em 14 de março de 2010, decidiu-se por instalar a sede em definitivo no mesmo município.

Desde então, o Instituto Raízes se empenhou em desenvolver uma série de projetos sócio-educativos e culturais, na criação de vários grupos culturais e na construção de parcerias em nível local e regional.

No decorrer de sua trajetória, o INSTITUTO CULTURAL RAÍZES se consolidou como a única instituição sócio-cultural (em Floresta e região) que desenvolve através de uma prática constante e permanente, diversas ações atendendo os públicos de crianças, adolescentes, jovens e adultos, localizados nas comunidades de periferia, e em comunidades quilombolas e indígenas, na perspectiva de vivência, valorização e preservação das tradições culturais populares, especialmente Afrobrasileiras e Indígenas, como forma de construção de experiências positivas de vida, de formação cidadã e de transformação social.

PONTO DE CULTURA – TAMBORES DA RESISTÊNCIA

O Instituto Cultural Raízes recebeu a CERTIFICAÇÃO como Ponto de Cultura, com a nominação do Projeto Afrobatuque Tambores da Resistência, cuja certificação foi emitida em 08 de março de 2019 e se encontra cadastrado na plataforma Cultura Viva, sob o nº 38557.

MISSÃO DO INSTITUTO RAÍZES

A Missão do Instituto Raízes, em seu Planejamento Estratégico, está definida da seguinte forma: “DESENVOLVER AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES POPULARES, NA PERSPECTIVA DE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SÓCIO-CULTURAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA E ATIVA”.

Para conhecer mais sobre a Trajetória Cultural do Instituto Raízes, os serviços que são prestados, os objetivos, os projetos desenvolvidos e outras informações, lhes convidamos a visitar nosso Site: http://www.institutoculturalraizes.org.br/ e nosso, Blog: http://institutoraizesemfloresta.blogspot.com/ , além de acessar o Canal da TV RAÍZES DA CULTURA, no Youtube: https://www.youtube.com/@TVRAIZESDACULTURA.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Libânio Francisco

Sou um Ativista Social e Cultural, Pesquisador, Escritor, Comunicador Social, Arte Educador, Educador Popular,Vivenciador e Produtor Cultural na área da Cultura Popular, em especial das Tradições Afrobrasileiras e Indígenas.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem