Museu Imperial

Museu Casa Geyer

Nº SNIIC: SP-13677


Área de Atuação

Museu

A casa está localizada aos pés do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, em meio a um jardim por onde ainda corre a céu aberto o Rio Carioca, importante fonte de água doce da cidade até princípios do século XX.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Federal

CNPJ: 10.898.596/0003-04

Acessibilidade: Não

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 10h às 17h. Sábado e domingo das 13h às 17h.

Site: https://museuimperial.museus.gov.br/casa-geyer/

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (21) 2245-3616

Endereço: R. Conselheiro Lampreia, 70 , Cosme Velho, 22241-230, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22241-230

Logradouro: R. Conselheiro Lampreia

Número: 70

Complemento:

Bairro: Cosme Velho

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

A Casa Geyer abriga a coleção reunida pelo casal Paulo Geyer (1921-2004) e Maria Cecília Geyer (1922-2014), uma das mais importantes brasilianas formadas por colecionadores particulares, composta, principalmente, por pinturas, desenhos, gravuras, incluindo nomes como Nicolas-Antoine Taunay, Rugendas, August Muller, Thomas Ender, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Vitor Meireles, além de mapas e livros dos primeiros viajantes estrangeiros no Brasil. A coleção inclui, ainda, os próprios utensílios da residência, como móveis, porcelanas, cristais, tapetes orientais, prataria e outros objetos decorativos, com destaque para o conjunto de pinhas e globos de cristal reunido por Maria Cecilia.

A casa está localizada aos pés do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, em meio a um jardim por onde ainda corre a céu aberto o Rio Carioca, importante fonte de água doce da cidade até princípios do século XX. Seu núcleo original foi construído em fins do século XVIII, sede de uma fazenda de café, sendo ampliado no século XX. A casa e toda a sua coleção foram doadas ao Museu Imperial no dia 8 de abril de 1999 para abrigar um museu e um centro de estudos, naquela que é considerada uma das mais expressivas doação de coleção privada ao estado brasileiro. No momento estão sendo desenvolvidos projetos visando a abertura da Casa e seu jardim à pesquisadores e ao público visitante.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia, então vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), hoje Ministério da Cidadania, sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem