Museu Municipal de Varginha

Nº SNIIC: SP-14627


Área de Atuação

Museu

Criado em 26 de abril de 2000, o Museu Municipal de Varginha, órgão da Fundação Cultural do Município de Varginha, está instalado em um antigo imóvel tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

CNPJ: 18.260.489/0001-04

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Site: http://www.fundacaoculturaldevarginha.com.br

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (35) 3690-2700

Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 , Centro, 37002-020, Varginha, MG

CEP: 37002-020

Logradouro: Praça Governador Benedito Valadares

Número: 141

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Varginha

Estado: MG

Descrição

Criado em 26 de abril de 2000, o Museu Municipal de Varginha, órgão da Fundação Cultural do Município de Varginha, surgiu como uma significativa Casa de Cultura, para congregar documentos e a história da Princesa do Sul. Saltou de 100 objetos históricos emprestados, para mais de sete mil doados espontaneamente. Obteve cerca de 30 mill visitantes, sendo grande parte deles, naturais de Varginha e o restante pertencente a diversas localidades no Brasil e Europa.

A produção cultural desenvolvida pela equipe do Museu Municipal enfoca oficinas e cursos de capacitação profissional, palestras sobre Educação Patrimonial, exposições temáticas de cunho pedagógico, distribuição de livros e folhetos didáticos aos estudantes das redes pública e particular de ensino e a participação em projetos educativos.

O trabalho Museu Municipal é pautado nos princípios éticos e profissionais, visando o favorecimento da comunidade local. Muitas exposições foram o ponta pé inicial, para ações sociais que transformaram-se em aulas de forte cunho educativo e sobretudo, em atos em prol da capacitação de pessoas. A impressão definitiva do Museu Municipal de Varginha, no cenário mineiro de cultura, teve seu registro em março de 2002 a partir de uma Carta de Aprovação pelo então Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem