Site: http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/teatro-joao-caetano

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (021) 2332-9166

Endereço: Tiradentes - COMPLEMENTO: s/n - CIDADE: Rio de Janeiro - ESTADO: RJ - CEP: 20060070

CEP: 20060070

Logradouro: Tiradentes

Número:

Complemento: s/n

Bairro:

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

Teatro João Caetano (021) 2332-9166 http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/teatro-joao-caetano [email protected] O Teatro João Caetano foi inaugurado em 13 de outubro de 1813, por Dom João VI, para comemorar os 15 anos de seu filho, Dom Pedro I. Construído com material destinado à nova Sé, o Real Theatro de São João, como era chamado o João Caetano, foi inspirado no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, e abriu as portas com o espetáculo O Julgamento de Nunes, com a presença de toda a família real.

O teatro passou, ao longo desses quase 200 anos, por vários incêndios e reconstruções, recebendo também diversos nomes: Imperial Theatro São Pedro de Alcântara, Theatro Constitucional, e, finalmente, Teatro João Caetano (em 1923).

Quando Dom Pedro I foi nomeado príncipe regente jurou fidelidade à Constituição Portuguesa de uma das varandas do teatro. No local também foi promulgada, em 1824, com a presença do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina, a primeira Constituição brasileira. Durante a solenidade o teatro pegou fogo, sendo reinaugurado em 1826, com o nome de Teatro São Pedro de Alcântara.

Com a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, o teatro foi invadido e depredado e, depois de reconstruído, passou a se chamar Teatro Constitucional Fluminense. O prédio ficou sete anos fechado, foi leiloado pelo Banco do Brasil e reaberto em 1838. Mais tarde foi arrendado pelo ator e empresário João Caetano dos Santos.

Em 1851 ocorreu mais um incêndio. No ano seguinte, João Caetano iniciou a reconstrução da casa, reaberta em 1855, quando atuaram ali Eleonora Duse e, no início de 1856, Sarah Bernhard. No entanto, neste mesmo ano novo incêndio atingiu o edifício, que ficou reduzido a escombros. Reconstruído mais uma vez por João Caetano, o teatro foi reinaugurado em 1857.

O teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, é a casa de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro. Inaugurado em 13 de outubro de 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o teatro foi cenário de importantes acontecimentos históricos do país. Ali assinou-se a primeira Constituição brasileira. Sua versatilidade para encenar gêneros de espetáculos variados - operetas, tragédias, concertos, comédias, shows e musicais - o torna também um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.

Ao longo de quase dois séculos atuaram no Teatro João Caetano artistas consagrados de todo o mundo. Em seu palco estiveram, respectivamente, em 25 de junho de 1885 e em 6 de janeiro de 1886, Eleonora Duse e Sarah Bernhard. Além delas, Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Bibi Ferreira, Fernanda Torres, Marco Nanini, Maria Bethânia, Gal Costa e vários outros ícones brasileiros fizeram temporadas populares no João Caetano.

O espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura. Vendas antecipadas na bilheteria do Teatro ou no site compreingressos.com Equipamentos Culturais Equipamentos Culturais Teatros Equipamentos Culturais Teatros Teatro Público
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem