Associação de Capoeira Kilombarte | Iê Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira

Nº SNIIC: SP-32979


Área de Atuação

Museu

Fundada em 09 de abril de 1989, nossa Instituição atua no campo do patrimônio cultural, da memória social e dos direitos culturais, com ênfase nos patrimônios culturais afro-brasileiros, gestão cultural, educação para as relações étnicorraciais, desenvolvendo atividades artístico-culturais e de incentivo à leitura nas comunidades onde está presente, contribuindo para a promoção dos direitos humanos, da cidadania e da diversidade cultural.

Esfera: Privada

Tipo de Esfera: Associação

Títulos e Certificados: ONG

CNPJ: 31840523000170

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 120

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 10 às 18 horas

Site: https://museudacapoeira.com

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (21) 96934-0430

Descrição

Nossa História
A Associação de Capoeira Kilombarte, reconhecida pelo IBRAM como Ponto de Memória e Instituição responsável pelo Ponto de Cultura Rádio Capoeira e pela Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco (maior biblioteca comunitária da região com mais 12 mil livros, revistas e jornais), lançou, no 21 de outubro de 2023, no Bairro de Vila Olímpia, na cidade de Guapimirim, estado do Rio de Janeiro, o Iê – Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira.

A data escolhida para o lançamento é a mesma do Registro da Roda de Capoeira no Livro de Expressões do IPHAN, e do Ofício dos Mestres e Mestras de Capoeira no Livro dos Ofícios do referido órgão nacional de proteção e defesa do Patrimônio Cultural.

O Iê – Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira foi concebido a partir do recolhimento de peças transferidas por doação, e especialmente do acervo pessoal do Mestre Paulão Kikongo, que reúne uma diversidade de materiais relacionados ao mundo da capoeira, entre livros, jornais, cartazes, fotografias, troféus, mídias, equipamentos de audiovisual, berimbaus, xequerês, agogôs, reco-recos, macumbas e outros instrumentos acessórios da Roda de Capoeira.

Nosso Museu
O acervo começa a ser adquirido desde o final da década de 1970. O mestre faz a sua iniciação pelas mãos de Odinei Nascimento Costa, aluno do Mestre José Machado dos Santos (Mestre Machado), quando este realizaria o seu o “batismo” na Capoeira no início dos anos 80.

Como museu vivo, o Iê tem como finalidade a sensibilização da comunidade local e do público em geral, por meio da oferta de atividades educativas, artísticas e culturais e da disponibilização de coleções bibliográficas e audiovisuais para consulta.

“Iê” é a saudação, o cumprimento na entrada ou saída da Roda de Capoeira. É utilizado também para chamar a atenção dos alunos e alunas para o início de uma atividade ou o fim desta.

O Iê – Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira é uma iniciativa associada à salvaguarda da capoeira e representa a saudação a todos os Mestres e Mestras que no passado envidaram esse patrimônio e àqueles e àquelas que mantém viva a memória e o encantamento da nossa arte.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Mestre Paulão Kikongo

Mestre de Capoeira; Doutorando em Memorial Social pelo PPGMS/UNIRIO; Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS/IM/UFRRJ.

É Pesquisador do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (FAPERJ/UNIRIO); Especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pelo NDH/UFG e Presidente da Associação de Capoeira Kilombarte.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem