As informações deste registro é histórico gerado em 15/06/2023 ás 13:47:22.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Arthur Ramos - Casa de José de Alencar - Universidade Federal do Ceará

O Museu Arthur Ramos fica situado na Casa José de Alencar da Universidade Federal do Ceará e abriga acervo do médico e antropólogo alagoado Arthur Ramos, colecionador e pesquisador da cultura afro-brasileira, em especial das religiões.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Sanitário adaptado;Bebedouro adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para idosos;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira às 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30 (mediante agendamento). Sábado 8h30, 9h30, 10h30 (mediante agendamento).

Site: https://casajosedealencar.ufc.br/pt/

Email: [email protected]

Telefone Público: (85) 3366-9276

Endereço: Avenida Washington Soares, 6055 , José de Alencar, 60830-005, Fortaleza, CE

CEP: 60830-005

Logradouro: Avenida Washington Soares

Número: 6055

Complemento:

Bairro: José de Alencar

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Local de nascimento do escritor cearense José de Alencar. Atualmente é um equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará que abriga atividades de extensão voltadas para a comunidade. Sete hectares de área verde dentro da malha urbana de Fortaleza é um local de passeios, visitas a museu e pinacoteca, aulas de música e capoeira.
O Museu Arthur Ramos fica situado na Casa José de Alencar da Universidade Federal do Ceará e abriga acervo do médico e antropólogo alagoado Arthur Ramos, colecionador e pesquisador da cultura afro-brasileira, em especial das religiões. Além disso, o Museu contém a maior coleção de rendas de bilro do mundo, boa parte delas do acervo de Luiza Ramos, esposa de Arthur Ramos, e colecionadora de renda de bilros. As coleções foram vendidas por Luiza, em 1952, para a Biblioteca Nacional, e adquiridas, em 1957, pela Universidade do Ceará. Valdelice Girão, professora de história da UFC, foi a responsável pela classificação de todas as peças do museu.

Critérios de uso do espaço

A entrada é gratuita. Todas as visitas ao museu, pinacotecas e meliponario são acompanhadas por mediadores culturais. Escolas e demais grupos podem agendar visita através do telefone 85 3229-1898.

Vídeos

Publicado por

Márcia Pereira de Oliveira

Museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.