As informações deste registro é histórico gerado em 17/09/2023 ás 23:18:30.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco

Tal como bibliotecas comunitárias em geral, a Biblioteca Francisco da Silva Cyríaco foi criada e é mantida, até o presente sem participação do poder público, por iniciativa de professores da rede pública da educação básica e superior e mestres(as) de capoeira vinculados às comunidades dos bairros do 2º Distrito do Município de Guapimirim, cortados pela Br 493 - Niterói Manilha. O acervo multidisciplinar, com mais de 12.000 itens, sobretudo livros, é inédito na região. É efetiva a nossa contribuição para ampliar a difusão e o acesso da comunidade à informação, no intuito de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão informacional.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes;Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Capacidade: 60

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 9h às 18h. Sábado: 9h às 14h.

Site: https://kilombarte.org.br/biblioteca/

Email: [email protected]

Telefone Público: (21) 96934-0430

Endereço: Rua Júpiter, 84 , Vila Olímpia, 25940-178, Guapimirim, RJ

CEP: 25940-178

Logradouro: Rua Júpiter

Número: 84

Complemento:

Bairro: Vila Olímpia

Município: Guapimirim

Estado: RJ

Descrição

Tal como bibliotecas comunitárias em geral, a Biblioteca Francisco da Silva Cyríaco foi criada e é mantida, até o presente sem participação do poder público, por iniciativa de professores da rede pública da educação básica e superior e mestres(as) de capoeira vinculados às comunidades dos bairros do 2º Distrito do Município de Guapimirim, cortados pela Br 493 - Niterói Manilha. O acervo multidisciplinar, com mais de 6.000 itens, sobretudo livros, é inédito na região. É efetiva a nossa contribuição para ampliar a difusão e o acesso da comunidade à informação, no intuito de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão informacional.

Neste sentido, para integração das comunidades, divulgamos junto às famílias e escolas os trabalhos artísticos culturais produzidos nas Oficinas Pedagógicas NA GINGA DA LEITURA, bem como informações sobre os bens e serviços culturais oferecidos gratuitamente e colocados à disposição das comunidades.
O QUE FAZEMOS
No espaço físico da Biblioteca, realizamos rodas de conversa com alunos e alunas e profissionais de educação das unidades escolares dos bairros onde atuamos.

Apresentamos as instalações físicas da biblioteca, seu acervo e os meios empregados para a sua gestão e o processo de fabricação dos instrumentos musicais utilizados na Capoeira.

Realizamos, ainda, Rodas de Capoeira com crianças, adolescentes, jovens e adultos com a seguinte dinâmica:

– estímulo à curiosidade por meio do manuseio de instrumentos musicais, com explanação sobre a história da criação e sua utilização;

– identificação progressiva dos movimentos corpóreos da capoeira, com a entoação de cantigas;

– apresentação de livros de literatura infanto-juvenil ligados as temáticas propostas, com o desenvolvimento da “leitura cantada” e contação de histórias sobre a capoeira, o bairro e a região, com a participação de moradores mais antigos.

Publicado por

Mestre Paulão Kikongo

Mestre de Capoeira; Doutorando em Memorial Social pelo PPGMS/UNIRIO; Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS/IM/UFRRJ.

É Pesquisador do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (FAPERJ/UNIRIO); Especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pelo NDH/UFG e Presidente da Associação de Capoeira Kilombarte.