As informações deste registro é histórico gerado em 15/02/2018 ás 09:25:24.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Centro de Memória da AngloGold Ashanti

Tem a missão é de criar valor para as comunidades e regiões onde a AngloGold Ashanti atua, promovendo conhecimento, preservação e reflexão sobre o patrimônio presente na história da empresa de forma articulada e responsável. Possui acervo de natureza tridimensional, documental e bibliográfica da história da mineração subterrânea. Desenvolve ações de salvaguarda e comunicação há mais de 20 anos.

Acessibilidade: sim

Acessibilidade física: Cadeira de rodas para uso do visitante;Circuito de visitação adaptado;Corrimão nas escadas e rampas

Horário de funcionamento: 8 as 12 e 13 as 17h

Site: http://www.anglogoldashanti.com.br

Email: [email protected]

Telefone Público: (31) 3589-1716

Endereço: Rua Enfermeiro José Caldeira, 7, Casa Grande, Boa Vista, 34000-495, Nova Lima, MG

CEP: 34000-495

Logradouro: Rua Enfermeiro José Caldeira

Número: 7

Complemento: Casa Grande

Bairro: Boa Vista

Município: Nova Lima

Estado: MG

Descrição

Denominado até 2015 Centro de Memória Morro Velho, a partir desta data foi nomeado Centro de Memória da AngloGold Ashanti, pois; os trabalhos e acervo desenvolvidos deixaram de ser apenas um "recorte" característico dos tempos que o nome da empresa era Morro Velho e de quando o Centro foi criado e passaram a evidenciar toda a história da empresa até o momento atual.
Espaço histórico-cultural, aberto ao público, abriga um acervo inestimável. Ele resgata e preserva a memória da evolução tecnológica do processo de mineração de ouro em Nova Lima desde 1834, desenvolvida à época pelos ingleses, até os dias de hoje.

Itens únicos evidenciam mais que respeito ao passado. São referências para o presente e garantia para inspirar inovações no futuro.

Todo acervo é abrigado em um casarão do século 19, a “Casa Grande”, que foi moradia da família do Padre Antônio Pereira de Freitas, um dos primeiros proprietários da Mina de Morro Velho. Após a chegada dos ingleses, a Casa Grande serviu de moradia também aos superintendentes da companhia. Este lugar sempre foi muito especial para a empresa e a comunidade de Nova Lima, não só pelo seu estilo colonial português e pelos amplos jardins, mas também pelo seu caráter histórico.

No Centro de Memória, 19 ambientes tratam temas específicos e também revelam o mobiliário e utensílios usados na companhia até os anos 1990. O conjunto de chá em porcelana presenteado à Empresa pela seleção de futebol inglesa, em 1950, é um mimo que agrada os olhos de qualquer pessoa.
Além dele, estão em exposição vários prêmios que a empresa vem recebendo ao longo de sua história, fruto da participação na vida da comunidade e das inovações tecnológicas promovidas na mineração e na metalurgia.

Ampolas radiológicas e outros acessórios, que compõem o segundo aparelho de raios-X , vindo para o Brasil e uma mesa cirúrgica de madeira, do século 19, são destaque na sala Medicina. Amostras de minerais, balanças de precisão, lanternas de mineiro usadas no subsolo, perfuratrizes e outros artigos são referências para a compreensão da história da empresa.

Desde 2010, o Centro de Memória vem sendo modernizado, com a criação de novos ambientes e adoção de cuidados com o acervo que favorecem a preservação e o recebimento cada vez mais adequado de visitantes.
Melhores condições no armazenamento das peças, higienização, inventário, restauração do carro de boi e bonde, criação de acesso e banheiro especial para portadores de necessidades especiais são alguns desses exemplos.

A partir de 2014 começou-se a desenvolver ações educativas diversas, através de programas realizados fora e dentro do Centro de Memória nos municípios de atuação da empresa.
Fonte de aprendizagem, reflexão e perpetuação da história, o Centro de Memória Morro Velho é aberto à visitação regular de quarta a domingo.

Publicado por

Rivene G. de Oliveira

Coordenadora da área de Educação Ambiental e Memória empresarial da AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, que construiu sua história ao londo dos últimos 184 anos. Responsável há 18 anos pela gestão integral do Centro de Memória da empresa e seus programas de educação patrimonial realizados nos municípios onde a Empresa opera.