As informações deste registro é histórico gerado em 18/02/2019 ás 11:42:29.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional (MHN) é dedicado à História do Brasil. Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro (RJ), foi criado em 1922 e possui um acervo com cerca de 300 mil itens.

O MHN ocupa hoje o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se um centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Elevador;Banheiros adaptados;Elevador adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes;Corrimão nas escadas e rampas;Sanitário adaptado;Cadeira de rodas para uso do visitante;Sinalização tátil;Rampa de acesso;Circuito de visitação adaptado

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h. Não funciona nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Site: http://mhn.museus.gov.br/

Email: [email protected]

Telefone Público: (21) 3299-0357

Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N, Entre a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont, na Orla do Conde, Centro, 20021-200, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 20021-200

Logradouro: Praça Marechal Âncora

Número: S/N

Complemento: Entre a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont, na Orla do Conde

Bairro: Centro

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

O Museu Histórico Nacional (MHN), localizado na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, foi criado em 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

O museu é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui um vasto acervo constituído por cerca de 300 mil itens. São manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, esculturas, indumentária, entre outros.

Atualmente, o museu ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se como centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Em 2001, o conjunto arquitetônico e as coleções do museu foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Vídeos

Publicado por

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.