As informações deste registro é histórico gerado em 21/08/2020 ás 15:39:17.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA

Centro cultural autogestionado onde realiza-se atividades em torno da arte, educação e política envolvendo artistas, ativistas, arquitetos, pesquisadores, produtores, educadores, psicólogos e comunidade local. O casarão histórico tombado, estava abandonado há 19 anos. Desde 2013 são realizadas atividades com o objetivo de salvar o imóvel, a memória e valorizar a cultura.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados

Horário de funcionamento: 13h ás 19h

Site: https://espacocomumluizestrela.org/

Email: [email protected]

Telefone Público: (31) 9868-4429

Endereço: Rua Manaus, 348 , Santa Efigênia, 30150-350, Belo Horizonte, MG

CEP: 30150-350

Logradouro: Rua Manaus

Número: 348

Complemento:

Bairro: Santa Efigênia

Município: Belo Horizonte

Estado: MG

Descrição

O Espaço Comum Luiz Estrela é um centro cultural autogestionado onde são realizadas diversas atividades e oficinas envolvendo arte e política. Ele nasce no dia 26 de outubro de 2013, quando um grupo de artistas, ativistas, pesquisadores, produtores e educadores resolvem ocupar um casarão abandonado há 19 anos, motivados pela carência de espaços acessíveis para produção e fruição artística.

O casarão ocupado foi construído em 1912, em estilo arquitetônico eclético, para abrigar o Hospital Militar de Belo Horizonte. A partir de 1947 funciona como Hospital de Neuropsiquiatria infantil e em 1990 passa a abrigar a Escola Estadual Yolanda Martins até ser abandonado em 1994, mesmo ano em que foi tombado dentro da instância municipal.

Com ampla mobilização da sociedade civil, conquistamos a cessão de uso do espaço pelo período de 20 anos com apenas dois meses de movimentação. O acúmulo em autogestão, cultura, políticas públicas e participação cidadã foram fundamentais. Desde então, diversas atividades têm sido realizadas com o objetivo de salvar o imóvel tombado da total deterioração, algumas reconhecidas e premiadas nacionalmente, e converter o Espaço em um centro livre de formação educacional e artística, aberto e autogestionado.

Seguimos acreditando no comum, nos encontros e em um infinito universo de possibilidades. Estamos com as portas abertas para propostas de como ocuparmos juntas esse Espaço que carrega tanta história e, ao mesmo tempo, tem tanto futuro pela frente. O espaço está de portas abertas para encontros, oficinas, cursos, conversas, apresentações artísticas e uma série de atividades.

Vídeos

Publicado por

Borda Cidade e Convivência - Espaço Comum Luiz Estrela

Centro cultural autogestionado onde são realizadas atividades em torno da arte, educação e política de forma colaborativa envolvendo artistas, ativistas, arquitetos, pesquisadores, produtores, educadores, psicólogos e comunidade local. O casarão histórico tombado, estava abandonado há 19 anos. Desde 2013 são realizadas atividades com o objetivo de salvar o imóvel, a memória e valorizar a cultura.