As informações deste registro é histórico gerado em 21/06/2016 ás 11:19:45.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Biblioteca Comunitária Ciríaco Francisco da Silva

Ciríaco Francisco da Silva talvez é um nome conhecido entre os praticantes mais interessados na arte-luta capoeira. Natural de Campos (RJ), sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – entre grande parte dos cariocas de hoje, ele não passa de um anônimo mas construiu seu nome na história da capoeira.

Capacidade: 30

Horário de funcionamento: Funcionamos: Segunda a Sexta-feira das 10:00 às 17:00 Sábados das 10:00 às 14:00

Site: http://www.guiadacapoeira.com.br

Email: [email protected]

Telefone Público: (21) 96981-8012

Endereço: Rua Júpiter, 00, Lote 26 Quadra 06, Vila Olímpia, 25940-178, Guapimirim, RJ

CEP: 25940-178

Logradouro: Rua Júpiter

Número: 00

Complemento: Lote 26 Quadra 06

Bairro: Vila Olímpia

Município: Guapimirim

Estado: RJ

Descrição

A Biblioteca Comunitária Ciríaco Francisco da Silva é uma homenagem ao capoeirista.

Vulgo Macaco, talvez seja um nome conhecido entre os praticantes mais interessados na arte-luta. Natural de Campos (RJ), sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – entre grande parte dos cariocas de hoje, ele não passa de um anônimo (pesquisando no Google Maps, não é sequer nome de rua).

Como nos lembra Jair Moura, Ciríaco e seu rabo-de-arraia certeiro colaboraram muito para a reafirmação da capoeiragem, desarticulada pela repressão no Rio de Janeiro desde as últimas décadas do século XIX. Se Mestre Bimba e Mestre Pastinha foram representantes que reivindicavam a importância da capoeira como grande manifestação cultural brasileira frente ao poder institucional e a setores da intelectualidade, Ciríaco é uma espécie de titã negro; é a cara de uma capoeira cujo único poder era seu enorme apelo popular.

Critérios de uso do espaço

A utilização da biblioteca é gratuita e o empréstimo de livros de nosso acervo são feitos para a comunidade que poderá ficar com cada livro num período máximo de 10 dias, podendo ser renovado para mais 10 dias, caso não haja procura por àquele título.