As informações deste registro é histórico gerado em 30/04/2021 ás 09:50:29.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco

Ciríaco Francisco da Silva talvez é um nome conhecido entre os praticantes mais interessados na arte-luta capoeira. Natural de Campos (RJ), sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – entre grande parte dos cariocas de hoje, ele não passa de um anônimo mas construiu seu nome na história da capoeira.

Capacidade: 30

Horário de funcionamento: Funcionamos: Segunda a Sexta-feira das 10:00 às 17:00 Sábados das 10:00 às 14:00

Site: http://www.berimblog.com.br

Email: [email protected]

Telefone Público:

Endereço: Rua Júpiter, 00, Lote 26 Quadra 06, Vila Olímpia, 25940-178, Guapimirim, RJ

CEP: 25940-178

Logradouro: Rua Júpiter

Número: 00

Complemento: Lote 26 Quadra 06

Bairro: Vila Olímpia

Município: Guapimirim

Estado: RJ

Descrição

A Biblioteca Comunitária Ciríaco Francisco da Silva é uma homenagem ao capoeirista.

Vulgo Macaco, talvez seja um nome conhecido entre os praticantes mais interessados na arte-luta. Natural de Campos (RJ), sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – entre grande parte dos cariocas de hoje, ele não passa de um anônimo (pesquisando no Google Maps, não é sequer nome de rua).

Como nos lembra Jair Moura, Ciríaco e seu rabo-de-arraia certeiro colaboraram muito para a reafirmação da capoeiragem, desarticulada pela repressão no Rio de Janeiro desde as últimas décadas do século XIX. Se Mestre Bimba e Mestre Pastinha foram representantes que reivindicavam a importância da capoeira como grande manifestação cultural brasileira frente ao poder institucional e a setores da intelectualidade, Ciríaco é uma espécie de titã negro; é a cara de uma capoeira cujo único poder era seu enorme apelo popular.

Critérios de uso do espaço

A utilização da biblioteca é gratuita e o empréstimo de livros de nosso acervo são feitos para a comunidade que poderá ficar com cada livro num período máximo de 10 dias, podendo ser renovado para mais 10 dias, caso não haja procura por àquele título.

Publicado por

Mestre Paulão Kikongo

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade-PPGPACS/IM/UFRRJ. Pesquisador do Grupo de Estudos Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira-CNPq (GEPCAfro) e do LEAFRO - Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas/UFRRJ. Especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania/NDH/UFG. Mestre de Capoeira, e Jornalista, Contabilista e Bacharel em Direito.