Museu Histórico Nacional

Nº SNIIC: SP-201228


Área de Atuação

Museu

O Museu Histórico Nacional (MHN) é dedicado à História do Brasil. Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro (RJ), foi criado em 1922 e possui um acervo com cerca de 300 mil itens.

O MHN ocupa hoje o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se um centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Federal

CNPJ: 10.898.596/0027-81

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 13h às 17h. A entrada no MHN segue gratuita, tendo em vista as celebrações dos 100 anos do museu em 2022. Não funciona nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Site: http://mhn.museus.gov.br/

Email Público: [email protected]

Telefone Público: (21) 3299-0357

Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N, Entre a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont, na Orla do Conde, Centro, 20021-200, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 20021-200

Logradouro: Praça Marechal Âncora

Número: S/N

Complemento: Entre a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont, na Orla do Conde

Bairro: Centro

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

O Museu Histórico Nacional (MHN), localizado na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, foi criado em 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

O museu é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui um vasto acervo constituído por cerca de 300 mil itens. São manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, esculturas, indumentária, entre outros.

Atualmente, o museu ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se como centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Em 2001, o conjunto arquitetônico e as coleções do museu foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia, então vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), hoje Ministério da Cidadania, sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem